sexta-feira, 10 de julho de 2009

Podcast: DJs, jornalistas e blogueiros revelam seus favoritos

sexta-feira, 10 de julho de 2009


Ouvir música digital a qualquer hora e em qualquer lugar é mania mundial. Já são mais de 15 milhões de iPods espalhados pelo planeta, fora as outras opções de portáteis que tocam MP3 e arquivos semelhantes em lojas de equipamentos eletrônicos. Rapidamente o MP3 está se transformando numa espécie de rádio personalizada, em que cada um faz sua programação. Programas de rádio em formato digital já podem ser baixados da internet. O fenômeno, chamado podcast, é um dos mais populares na rede. A palavra é uma mistura de iPod com broadcasting (transmissão). Qualquer pessoa pode gravar seu programa de rádio amador e deixá-lo disponível na internet. E não são só podcasts de música que fazem sucesso. Ouvimos jornalistas, DJs e blogueiros para saber quais os seus preferidos. Além dos set-lists de DJs, os de notícias e vídeos estão entre os favoritos.
O jornalista e colaborador aqui do blog Juan Felipe diz que ouve desde música a podcasts noticiosos. “Normalmente ouço quando está linkado a alguma reportagem em jornais online”, conta. Entre seus podcasts preferidos está o The Caipirinha Appreciation Society Show. “Ele é bem famoso. É gravado em Londres por um casal de brasileiros”, diz Juan, que indica também o Samba do Crioulo Doido, que mistura MPB, rap, samba e música e eletrônica.
O jornalista e DJ Sidney Filho, do blog Rock Pará, indica o podcast Radio do Sol. “O que é legal nele é que o apresentador Anderson Foca, lá de Natal, dá uma bela divulgada no que está acontecendo de legal na cena da música independente nacional”.
O DJ Geraldo Nogueira, outro viciado em tecnologia, já aderiu ao time de quem produz podcast. Ele cuida de dois: o BemBom e o Shakeshakeshake com set de músicas que ele gosta de tocar e ouvir. “Por mais incoerente que pareça, apesar de trabalhar com música e assuntos relacionados a ela, eu não ouço tantos podcasts quanto eu gostaria. Ou por falta de tempo ou por ter muito material para ouvir, eu acabo dando preferência a materiais que eu já conheço e, consequentemente, me identifico, mas sempre gosto de me deparar e ouvir coisas novas. É ótimo ser surpreendido com uma música que a gente não conhece e principalmente quando ela gera um sentimento positivo”, diz. Entre seus podcasts preferidos estão os deepbeep, o beatsinspace, os do site rraurl, Skolbeats, Beatport, Juno records, além do phodecast do site Erika Palomino. “Acho interessante porque une em um mesmo canal, informações sobre música, histórias engraçadas sobre a vida do pessoal da redação, coisas da rotina cultural de São Paulo e temas relacionados ao trabalho que a Erika e o pessoal lá desenvolve”.
O jornalista Thyago Gadelha, que escreveu sobre cultura para o site Virgula, também domina o assunto e baixa podcasts há um bom tempo. Entre seus preferidos estão o do jornalista Sérgio Dávila, que fala sobre as novidades do cinema, os lançamentos e cultura pop em geral. “É legal pra ficar por dentro do gênero. Principalmente pra quem é fã”, conta. E o Discofonia, do Guilherme Werneck. “Vale pela versatilidade. Lá é possível ouvir um podcast especial de música brasilera, mas também de jazz, de indie...”.
Outro aficionado por música, Edvaldo Souza, o Azul, do blog Música Paraense, indica os podcasts da gravadora Trama, o do jornalista Lucio Ribeiro e o Mundiando. “Todos me deixam informado sobre a música nacional e mundial”, explica.
Já o Marsola, do blog Bem Nascidas, diz que não tem muuuito tempo pra escutar podcast, ainda mais agora com o drama de ter perdido o iPod. “Antes eu escutava uns podcasts jurídicos, porque estudo Direito, só pra dar uma reforçada nos estudos, mas vi que não tava adiantando quase nada e parei”, confessa. Entre seus preferidos estão o da editora de moda Lilian Pacce e o do site Ego, da globo.com. “Acho legal porque você fica sabendo de algumas tendências que estão vindo por aí comentadas por quem conhece, além de ficar informado sobre moda, arte, eventos, entre outros assuntos que alimentam diretamente o blog”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Falada Noite ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates