terça-feira, 17 de novembro de 2009

Em XOC! Produtora surge com proposta nova para noite

terça-feira, 17 de novembro de 2009


Tem noite nova em Belém. É a XOC!, festinha que estreia nessa sexta (20.11) no Espaço Cultural Cidade Velha e promete ser bem divertida.
Quem está por trás festa são quatro estudantes de áreas bem diversas. Tem o Bernardo Oliveira, de Ciência da Computação, que vai tocar no lounge; os blogueiros Adriano Leite e o Fagner, que fazem Jornalismo e vão animar a pista; e a Cláudia Oliveira, estudante de Design que toma conta das organizações e ideias.
O projeto mistura várias mídias, como vídeos e fotos. Há até prêmios para os melhores. Confira a conversinha com eles!

Como surgiu e há quanto tempo existe o projeto XOC?
A Produtora XOC! surgiu há aproximadamente seis meses, em um dia em que estávamos conversando sobre as necessidades da noite de Belém. Vimos que tinham poucas opções e que faltava algo diferente, então seguindo influências de festas e da cultura noturna de outras cidades e até outros países, montamos a XOC!, pra trazer esse diferencial que tanto sentíamos falta.

E qual será esse diferencial? Qual vai ser a inovação da XOC! em relação aos outros coletivos?
Bom, esse é o nosso foco, inovar e fazer um evento diferente do que já existe na cidade. A idéia é, como as grandes produtoras de fora, trazer grandes convidados, realizar eventos relacionados à moda, música e incentivar a cena musical e artística. A Produtora XOC! não quer apenas fazer você pirar, mas quer também que você se intere mais na boa música, mantendo o foco nisso e não apenas no hype. Por isso contamos também com um lounge, onde teremos post-rock, jazz, bossa nova, chill out, etc. Nós queremos enfatizar a parte artística da música dentro das festas, inovando em relação aos outros coletivos e produtoras da cidade.

Contem sobre essa festa de estréia? O que vocês estão preparando para ela? Quais as surpresas?
Viemos preparando essa noite há vários meses e temos algumas surpresas na manga. Contando com uma parceria da grande Reverbcity e a boa criatividade, temos algumas coisas bem legais preparadas, mas não vale dizer, né? Vocês vão ter que ir lá pra descobrir! ;)

E o som? O que vai rolar? Quais estilos?
Nessa primeira festa teremos seis DJs no total. Serão 4 na pista e 2 no lounge. Vale ressaltar que um deles é surpresa! O som vai ser minuciosamente selecionado, como já foi dito, a idéia não é só manter o foco no hype, mas em mostrar a música também como a arte que é. Então teremos o que é realmente bom do indie rock, electro rock, retro, post-rock, jazz, brazilectro, entre outros.

Como vocês pretendem unir noite + música + moda?
Noite e música já andam juntas, tudo o que fizemos foi jogar um tempero novo: a moda. Nossas festas vão contar sempre com modelos, fotógrafos de moda, parcerias com grifes importantes, além de algumas outras surpresas.

Vocês estão convocando também a quem for pra festa fazer um vídeo ou foto que depois serão exibidos em festas posteriores e ganharão prêmios. A intenção é estimular a criatividade da galera? Dêem uma dica pra quem quiser arrasar no vídeo ou na foto.
Isso mesmo, a intenção é envolver mais o público com a cena noturna alternativa da cidade, divulgando vídeos e fotos feitos por eles mesmos, bem DIY (do it yourself), abrindo espaço também pra expor os artistas que tem por aí. Arte, música e moda são nossos pontos fortes e estaremos sempre criando novas idéias para interagir com o público. Para detonar nos vídeos ou nas fotos é só deixar as tensões de lado e se divertir, dancem, pirem, sentem, pulem, façam o que for, mas apreciem o momento e o capturem! Deixando sempre a criatividade fluir, é claro. ;)

Além da XOC! a cidade possui outros núcleos de festas que surgiram nos últimos anos. Vocês acham que era uma necessidade do povo que gosta de noite e festas? Como é a relação de vocês com esses outros núcleos?
Sim, achamos que era uma grande necessidade do povo que gosta de noite e festas criar algo diferente do usual. Existem pessoas que deixaram de sair por falta de outras opções, tanto quanto pessoas que não saem simplesmente por não dar valor na simples “piração” da noite, e foi pra essas pessoas também que a XOC! veio. Em uma cidade onde existem tantas festas boas pra você pirar, talvez também precise ter festas boas pra você só sair, se divertir e relaxar, apreciar uma boa música, conhecer novas bandas, divulgar sua arte, entrar em contato com a arte e artistas e etc. Não possuímos relações muito estreitas com outras produtoras, mas as respeitamos muito e elas foram muito importantes no processo de desenvolvimento da identidade da nossa produtora, pois foi observando os seus trabalhos que pudemos definir exatamente qual seria o nosso foco, o que queríamos que a XOC! fosse e não fosse.

Além de ser um coletivo para festas, vocês pretendem se jogar em outras áreas futuramente?
Bom, preferimos usar a palavra “produtora”, já que a nossa proposta é mais séria e abrangente. E sim, como já foi dito anteriormente, arte, música e moda são os nossos três pilares, então futuramente pretendemos ingressar nessa área mais artística e sustentar eventos, artistas e etc.

E como rolam as idéias pras festas? Elas serão temáticas?
Idéias nós temos muitas. Estamos o tempo todo tendo novas idéias. Algumas mais bestas que as outras, mas o brainstorming não acaba. Haha
Quanto a festas temáticas, teremos sim, mas não serão todas. Em algum momento estaremos produzindo uma, então fiquem de olho! ;)


WWW
Para achar a XOC! na internet

Basta um link: www.produtoraxoc.com. Nele dá pra encontrar o Orkut, Twitter, Flickr, Youtube, blog e todo o resto. ;)
Agradecemos a oportunidade, foi muito divertido!
Nos vemos dia 20, hein! ;)

4 comentários:

  1. gente não perco essa festa por nada

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que tem gente inovando a noite em Belém... estarei lá dia 20... muito legal essa idéia dos vídeos! Essa produtora está de parabéns! Ah, gostei muito da entrevista...

    ResponderExcluir
  3. e ai, como foi a festa???

    ResponderExcluir

 
Falada Noite ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates