terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Rock na Arena une música, quadrinhos e literatura

terça-feira, 8 de dezembro de 2009


Começa hoje o I Rock na Arena, evento idealizado e realizado por quatro coletivos de Belém: Madruga Fest (bandas de rock), Control (Djs), Dança no Escuro (Djs góticos) e Panela de Pressão (bandas de rock), que reúne muito rock, arte e literatura no Teatro Experimental Waldemar Henrique. A ideia do evento era mesmo essa: reunir diversas linguagens em torno do rock. Hoje, as bandas Novos Camaleões e Babyloyds se apresentam a partir das 19h. Amanhã, quem sobe ao palco do teatro são as bandas Insolência Públika e Nó Cego.
Junto à programação musical, acontecerá também a exposição “Rock em Quadrinhos” e o lançamento do livro “Adolescendosolar”, de Luizan Pinheiro. Segundo Sérgio Darwich, do coletivo Madruga Fest, ainda existem poucas iniciativas que unem essas artes ao rock e poucos espaços destinados para esse tipo de evento. A criação do Rock na Arena vem justamente para suprir algumas necessidades e para incrementar a cena rock em Belém.
“Queríamos fazer um evento diferenciado, que não fosse composto somente de bandas de rock, mas que tivesse um caráter experimental também, por isso juntamos vários coletivos, de DJs e de rock, com os quadrinhos e a literatura”, diz Sérgio.
A ideia de fazer o evento surgiu de conversas informais entre os realizadores. Eles queriam fazer algo fora do tradicional. “Ainda existem poucos eventos de rock com outras linguagens. Sei que já houve uma exposição em que o artista pegava fotos das bandas daqui de Belém e transformava em capas de vinil, bem legal. Mas é uma vez ou outra, um ano aqui, e depois...”, lamenta o organizador.
Ainda de acordo com Sérgio Darwich, durante o Rock na Arena, os shows serão bem animados e como se fosse em um espaço qualquer. Ele garante que não é pelo fato de estar em um teatro que essa festa será menos divertida. Segundo ele, o espaço experimental do teatro Waldemar Henrique é ainda o lugar ideal para este tipo de evento. “Na próxima edição, a gente quer incluir mostra de vídeos também. Só não deu para colocar na programação agora por falta de estrutura mesmo, de arranjar o projetor e os equipamentos para exibição”, diz.

HQ e Literatura
A exposição “Rock em Quadrinhos” reúne trabalhos do escritor e roteirista Marcelo Marat e do desenhista Emmanuel Thomaz, paraenses com larga experiência em quadrinhos independentes. A mostra pode ser vista nos dois dias do evento.
As histórias foram baseadas em três letras de músicas de bandas paraenses, “Brechó do Brega”, da A Euterpia, “Marx Marex”, da Cravo Carbono e “Messalina Blues”, da Madame Saatan.
O material foi feito em 2006, mas só foi lançado em agosto deste ano, na festa “Rock em Quadrinhos”. “No início, fizemos um fanzine de cada, mas esse não era o nosso objetivo”.
O público também poderá conhecer o trabalho de Edson Redivan, guitarrista da banda Resistência Suburbana e quadrinhista, que irá expor as primeiras páginas do seu quadrinho “Mangífera”.
“É um conto urbano, que conta a história de uma mulher que nasce de uma mangueira de um cemitério e vira uma espécie de zumbi, morta-viva”, explica Edson Redivan.
Hoje também será lançado o livro “Adolescendo Solar”, do escritor paraense Luizan Pinheiro. São 25 contos que reúnem personagens díspares, que mostram uma pitada de loucura, desequilíbrio, romantismo e doçura.
Luizan Pinheiro é escritor, poeta, compositor e doutor em Artes Visuais. A obra começou a ser escrita na década de 90, partindo de Belém e terminando no Rio de Janeiro.

SERVIÇO
Rock na arena
QUANDO: Hoje (08) e amanhã (09)
HORAS: A partir das 19h
ONDE: No Teatro Waldemar Henrique (Praça da República)
QUANTO: R$ 5

0 comentários:

Postar um comentário

 
Falada Noite ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates