sexta-feira, 23 de abril de 2010

Limonada Sonora faz saborosa mistura aos domingos

sexta-feira, 23 de abril de 2010


Aproveitar o final da tarde para juntar os amigos, bater papo, tomar uma cerveja enquanto se ouve uma boa música. Essa é saborosa mistura é a proposta da Limonada Sonora, nova festa semanal da cidade, que está rolando desde o início de abril no Le Marchand.
Discotecagem, jam session, música instrumental, cantores, exposições, intervenções, filmes...Tudo isso faz parte da festa que mistura jazz, samba, soul, R&B, trip hop, música francesa, blues e muito mais.
Conversamos com os DJs e organizadores da festa Thiago Oliveira e Rafael Bordalo para falar um pouco mais sobre a Limonada Sonora, que neste domingo (25.04), a partir das 16 horas, apresenta Roll'n'Jáz com Renan Pinheiro e Os Vasconcelos + DJs Peia Sessions.

Qual a proposta e ideia da festa? Tenho a impressão de ser uma coisa mais íntima, pro povo bater papo, ficar a vontade...
Bordalo: O projeto Limonada Sonora visa suprir a necessidade de público que é um pouco mais seletivo, trazendo a ele algo que o encante tarde/noite afora pela cidade. Este público é constituído daqueles que junto aos amigos costumam apreciar álbuns das mais diversas nacionalidades e estilos que “infelizmente” não irão aparecer para o público em geral. Sobre a parte jovem desse público pode-se dizer que estes estão ainda mais deslocados que seus antecessores, dadas as condições de entretenimento da cidade e a falta de olhar para eles, pois em parte é o público universitário, que ainda não movimenta dinheiro suficiente para pagar eventos mais sofisticados. A meta do projeto é apresentar toda a semana musica ao vivo de qualidade junto a um lounge (dicotecagem) de qualidade.

Thiago: Eu assino em baixo e digo um pouquinho mais... A falta de eventos que possam mostrar algo que difere um pouco (por menor que seja) do esquema mais que acostumado de festas e entretenimento musical no circuito local é tanta que se condicionou o público a aceitar as mesmas coisas sempre, e sempre, e sempre...
Qualquer manifestação que apresente segmentos musicais, formato, artistas novos e/ou desconhecidos é válida. Custosa, mas válida.


E como foram esses dois domingos que rolou a Limonada? Deu muita gente, o público gostou, como tava o clima da festa?
Bordalo: Domingo passado, na parte fechada, fechamos o instrumental com a Jungle Band, uma banda instrumental de Belém que possui um som bem peculiar e transmite bem o que tem se feito de novo por aqui. Participou também do guig o guitarrista Marcel Barretto, do Juca Culatra Power Trio. Além disso, contamos com a presença especialíssima de Alex Pinheiro, antigo DJ da cidade, um dos melhores em nossa opinião e um grande pesquisador musical. O lounge ficou por conta do Olivar Barreto, músico conhecido que, por seu tempo de estrada, tem um vasto conhecimento de música brasileira e francesa, visto ter morado alguns anos na França também divulgando nossa música. As pessoas têm aceitado muito bem a ideia, fizeram muitos elogios no último domingo. Com certeza o clima estava ótimo.

Thiago: Assim, começamos bem. O primeiro domingo foi melhor que o esperado e o segundo continuou melhorando. O clima foi aceito e entendido de cara. A surpresa foi a atmosfera tranquila, descontraída. O lounge na parte de trás foi disputado. Com certeza vamos melhorar cada vez mais.

E esse domingo (25) o que está programado pra rolar por lá?
Bordalo: Na parte fechada o som ficará por conta do Renan Pinheiro e Os Vasconcelos, que misturam o rock e o pop com a fineza do Jazz, rearranjando as musicas e trazendo um ar sofisticado ao show. Teremos também novamente a especialíssima presença do guitarrista Marcel Barretto, que agora é guitarrista fixo da banda, e que irá fazer uma pequena demonstração do seu projeto com o baterista Daniel Pinheiro. Coisa fina. Depois, a pista fica por dos DJss Limonada Sonora e os convidados da Peia Sessions, um coletivo de musica eletrônica, que estará encarregado de apresentar ao público as possibilidades da música eletrônica com o Jazz, o Nu-Jazz, que possui diversas vertentes. O lounge ficará por conta dos DJs da casa mandando desde musica brasileira até a world music.


O som que rola na festa é bem variado. Como é a mistura musical que rola por lá?
Bordalo: No caso da música ao vivo, tentaremos proporcionar, no desenrolar do evento, desde a sonoridade mais conservadora (o jazz tradicional executado por trios/ quartetos/ quintetos, a tradicional MPB e MPP, o samba, o chorinho e etc...) até algo mais contemporâneo (nu-jazz, rock-jazz, funk & groove, rockabilly e também a nova safra de músicos da MPB e MPP). No lounge faremos convites aos antigos e novos pesquisadores de musica da cidade: os ouvidos mais sóbrios e maduros trazem o que escapa aos consumidores da musica mais recente, enquanto que os mais novos se encarregam de mostrar o que tem sido feito de mais interessante mundo a fora. Mas as coisas não se limitam a isso, visto que os antigos amantes da musica não pararam no tempo e os novos não podem ignorar o grande legado que lhes foi deixado.

Thiago: A proposta principal é tocar sons que não se escutam em outros eventos e alguns que circulam numa frequência menor e não chega ao grande público, como afro-beat, musica latina, trip hop, blues, música francesa... e alguns que rolam pouco como samba, jazz, funk,soul...


E é verdade que rola distribuição de limonada?
Bordalo: Sim, na primeira edição aconteceu essa distribuição. Mas por questões burocráticas não ofereceremos por alguns eventos até ajustarmos algumas coisas, mas quando o público menos esperar traremos a ele novamente esse gostinho.

SERVIÇO
Limonada Sonora
QUANDO: Todos os domingos
HORA: A partir das 16h
ONDE: Le Marchand (Braz de Aguiar 684, próx. a Quintino)
QUANTO: R$ 5,00

0 comentários:

Postar um comentário

 
Falada Noite ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates