quinta-feira, 25 de junho de 2009

FRICA! Vestidos Para Dançar

quinta-feira, 25 de junho de 2009


Esqueça as princesas dos contos de fada, as melindrosas, os super-heróis e os homens de colar havaiano. Aliás, esqueça todos os personagens que você costuma encontrar em festa à fantasia. A palavra de ordem aqui é montação, produção cujos excessos visuais se refletem no comportamento das pessoas. É ser você mesmo, só que com um tantinho de exagero. E foi pensando nesse universo que surgiu a FRICA, coletivo que pretende reunir todos os freak styles da cidade em sua primeira festa neste sábado (27.06), na NYC.
A montação, gíria que saiu do mundinho dos travestis, é um contraponto à seriedade que toma conta das boates da cidade, que apostam na escalação de DJs de nome internacional para atrair público. Festas nesse estilo fizeram sucesso nos anos 90 e têm acontecido com freqüência em cidades como Londres e São Paulo. Agora, chega a vez de Belém. “Com toda a certeza a FRICA vem preencher uma lacuna que estava faltando por aqui. Queríamos trazer esta pitada mais absurda pra noite, onde as pessoas podem vestir-se exageradamente, sem medo de olhares furtivos contra produções um tanto excêntricas, a intenção da FRICA é trazer ‘abravanação’ pras festas de Belém”, diz o grupo, referindo-se ao neologismo criado pelo artista plástico Rick Castro que é sinônimo de libertação e renovação.
A FRICA nasceu da mistura entre um artista visual, um produtor de moda, alguns publicitários e uma jornalista. Ao todo, são seis pessoas: Camila Figueredo, Emídio Contente, João Moraes, Victor De La Rocque, Luiza Borges e Diogo Carneiro. “Juntamos a fome com a vontade de comer, ou melhor, as produções com a vontade de montar-se. Aos poucos fomos nos unindo, criando idéias, organizando as coisas, e em pouco tempo tínhamos algo definido e certo do que queríamos como o novo projeto para a noite de Belém”, contam. “Queremos com a FRICA apresentar mais uma possibilidade de diversão na noite, onde as pessoas podem vestir aquela roupa da qual sempre tiveram vontade de colocar em público, mas nunca acharam um espaço ideal para isso”.
Para esse começo, eles contaram com a ajuda de grandes aliados: o coletivo Apto101, responsáveis pela festa-montação PUM!, de Natal, e o casal Paula Reboredo e Gilberto França (do blog freakstyle e das lojas B.luxo e B.vintage), criadores da festa VAI! que rola todos os meses no Clube Glória, em São Paulo. “Eles foram uma espécie de padrinhos da FRICA aqui em Belém”.
O tema desta primeira festa será “Futurista”. Os temas, aliás, são importantíssimos. Servem como um GPS ou um guia de estilo para os frequentadores. “Acreditamos que de início as pessoas confundam montação com fantasia, mas isso é normal. Sabemos que muita gente não está acostumada com isso, mas temos toda a paciência em esclarecer esta diferença. As confusões irão acontecer, mas com o tempo tudo FRICA mais claro, a cada festa as pessoas vão compreender melhor esta diferença, e caprichar ainda mais nas montações”.
Os freak styles da cidade apóiam a ideia. “Quando começamos a divulgar sobre a FRICA e seu caráter de festa-montação muita gente veio dar apoio, muitas pessoas, mesmo as que não conhecem a festas deste gênero vieram falar que apostavam na festa. No início muita gente vai se sentir tímida pra sair montado, mas com o tempo todos vão FRICAr na onda dos dress codes, e acabar na diversão que queremos muito proporcionar a todos nós”, dizem. “Queremos aflorar e identificar o movimento Freakstyle que já acontece pela cidade e pode ser visto em muitas festas, ou até mesmo pelas ruas de Belém”.
A festa – que terá muitas surpresas, garantem os meninos – retoma o caráter de congregação e mistura entre todos estes estilos: do glam-rock ao punk, do gótico dos anos 80 aos new raves atuais, dos indies (e suas infinitas derivações) aos clubbers, dos electros aos rappers. A grande prova desta miscelânea está tanto nas pessoas e suas montações, quanto nos “set lists” dos Dj’s da FRICA, reafirmando a união musical e de estilos que vem aos poucos invadindo a noite da cidade.
E para quem ainda está perdido na montação, a turma da FRICA dá a dica. “É só se antenar na internet, daí é correr pro comércio e redondezas atrás de tecidos, paetês, plásticos, perucas, dinheiro não é problema, não pensem que precisa de muita grana pra isso, pois a criatividade deve gritar mais alto”.
Montai-vos!

WWW
Pra achar a FRICA na internet


Blog: www.frica-frica.blogspot.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=10983776376471549414&rl=t
Comunidade-orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=90739773
A FRICA no blog FREAKSTYLE:
http://freakstyle-freakstyle.blogspot.com/2009/06/festa-vai-inspira-cla-em-belem.html
e no Blog do APTO 101: http://apartamentocentoeum.blogspot.com/2009/06/fricadia-27-de-junho-em-belem_25.html

Sem idéia para a FRICA Futurista? Então clica aqui.

Um comentário:

  1. Obrigado Antonio por passar no blog, é realmente a montação naquele ponto da cidade pe tarefa árdua e corajosa...

    BBN (beijosbemnascidas)

    ResponderExcluir

 
Falada Noite ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates