quinta-feira, 4 de junho de 2009

TunTz tUntZ TUntZ

quinta-feira, 4 de junho de 2009


Cria da primeira geração da e-music paraense, o DJ Albery Rodrigues é o nome por trás da TUNTZ, a festa de música eletrônica que é considerada uma das maiores e melhores do Norte. Não é à toa. Albery é DJ há mais de 10 anos e em apenas quatro edições da TUNTZ ele sempre conseguiu surpreender, trazendo atrações diferentes e inéditas a Belém e lotando cada uma das festas.
Há mais de dois anos sem rolar, o público da TUNTZ vai poder matar a saudade da festa no próximo sábado (06.06), quando acontece a quinta edição no Parque dos Igarapés. E como nos anos anteriores, a festa terá atrações de peso se apresentando, como o consagrado DJ Murphy e o set do duo electro-rocker Mixhell, formado pelo ex-Sepultura Iggor Cavalera e sua esposa Laima Leyton. A dupla é um dos nomes nacionais com mais força na gringa atualmente, abrindo shows de gente como Simian Mobile Disco e Soulwax. Essa é a primeira gig do casal em terras paraenses. Além deles, mais 15 DJs – como o projeto Machines Of Shiva e o live de Psy Trance Vortex, projeto do Sandro Alab, um dos integrantes do Cumulus Groove – , estarão agitando a noite (e o dia).
Mas nem tudo é festa. O fardo de se fazer a maior open air da cidade, com toda essa grandeza pesa de diferentes maneiras: desde o line-up que não agrada a todos, passando pelo preço dos ingressos ou a escolha do local, por exemplo. "A maior dificuldade, realmente, é agradar a todos, por isso que a TUNTZ faz uma curva de estilos que traz um pouco do que todo mundo quer ouvir com atrações que a maioria do público desconhece. É uma maneira de trazer novidades mas sempre com atracões já esperadas pra não deixar cair o ritmo e ainda apresentar novas tendências. É o mais dificil e no final acaba que dá certo", explica Albery.
Uma das novidades do line-up desta é que as apresentações serão sempre em duo. Enquanto um DJ tá mixando o outro já pegou a próxima música, o ritmo e a 1000 por hora. Nunca terá um DJ de costas pra festa e interação com o público será constante. "A mistura criada no final sempre dá um tempero diferente das outras festas".
E mesmo com as críticas, Albery não se intimida e nem se acomoda. Vai seguindo com a TUNTZ, inovando a cada edição, empurrando a cena eletrônica paraense pra frente e colocando o público pra dançar.


O começo: Albery e Mau Mau na primeira Tuntz

Mixhell


Iggor Cavalera forma um duo com sua mulher, a artista plástica Laima Leyton, com quem estreou nas picapes há um ano e meio o projeto Mixhell. Cavalera agora embala as pistas com uma mistura de rock e dance music à la LCD Soundsystem. Na TUNTZ eles vão apresentar o Live, no qual o Igor bota o peso do som acústico dele de batera na e-music da laima. O som é desconexo do Sepultura no rótulo, mas no peso, nas pegadas de guitarras, na atitude é a mesma coisa e com a tecnologia a favor.
Eles estão trabalhando num álbum completo para o final deste ano e em uma intervenção sonora no Museu de Arte Moderna de São Paulo, fazendo “curadoria de música” em que apresentarão vários artistas ao decorrer do ano. O primeiro trabalho será executado pelo próprio Mixhell e ficará no museu por seis meses.

Murphy


Quando tinha 13 anos, Marcos Santos manipulou pela primeira vez um vinil em um toca-discos. Sonhava em tocar em um clube e ter um programa de rádio. Hoje, o DJ Murphy não só comanda um programa de rádio como se apresenta por todo o país ao menos 20 noites e na Europa.
Murphy impressiona pela técnica, irrepreensível e agressiva para um DJ de Tecno. A habilidade com que realiza um scratch e brinca com os efeitos do mixer veio dos tempos em que era DJ de hip-hop. Mas não é apenas isso: além da destreza, Murphy tem feeling, sabe conduzir a pista.
Sua música, antes inseparável do hard tecno, hoje é mais grooveada, melódica. Um bom exemplo de habilidade + feeling do DJ foi quando ele desconstruiu a clássica “Blue Monday”, do New Order.

Line Up
Uma curva de estilos, timbres, bpms, criando um clima ideal para esta nova edição da TUNTZ.

> MC Guamat / Blacksfera (Dub / Dancehall)
> Lovetronic / Rico & Raissa (Special Minimal set)
> Desaix & Marcelera (Special Prog set)
> Faca & Robin (Break Beats)
> Albery & Bernardo (SPECIAL Drum`n`Bass Old School set)

> MIXHELL LIVE SP / Iggor Cavalera + Laima Leyton (Discopunk / Electro / Techno)
> MURPHY SP (Techno / Hard Techno)

> Machines of Shiva Live - Felipe Proença, HENRY T e Vinicius Cohen (Psy)
> Lincoln & Tinick (Psy)
> Vortex Live (Psy)

4 comentários:

  1. essa materia ta muito babação de ovo do Albery!

    ResponderExcluir
  2. Depois de visto um show do Sepultura na minha vida, to curioso pra ver o Igor eletrônico.

    ResponderExcluir
  3. Uau! Não conhecia o blog e adorei. Servição!
    Já tá nos favoritos.

    Xêro!

    ResponderExcluir
  4. (vj & dj alberto danin)pessoal foi um prazer enorme de trabalhar na TUNTZ 06 nos telões vibrei muito com essa vibe tentei explorar o maximo nas ídeias de vj por lá. Pois, a festa estava muito boa e muita gente bonita sem problemas . espero ser convidado para proxima de novo. abraços a todos.

    ResponderExcluir

 
Falada Noite ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates