terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Drum'n'Bass Não Morreu

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Flyer da festa de dois anos da Bassemotion, festa pioneira em Drum'n'bass em Belém

Então, o drum’n’bass, que estava fazendo hora extra na Terra, bateu as botas, decretaram alguns.
Só faltou avisar às dezenas de pessoas que foram assistir a apresentação do duo Drumagick no último final de semana das férias, em Salinas; faltou avisar ao público que curtiu o set do DJ Bernardo nas festas Hype; faltou avisar ao público que foi ao delírio com o set oldschool de Bernardo e Albery – elegendo-o como melhor – na última TUNTZ; faltou avisar a Fabio e Grooverider, ingleses que estão firmes e fortes aos sábados à noite comandando programa de d+b na Radio 1 (www.bbc.co.uk/radio1/), hoje a rádio pop mais importante do planeta; faltou avisar ao trio australiano Pendulum, que mistura d+b com rock; faltou....
Talvez a sensação de que o drum’n’bass estivesse moribundo tenha vindo do fato de o gênero ter sido adotado maciçamente, no Brasil. Com a desgastada fórmula dnb + bossa nova/samba, tocou a exaustão nas rádios, desfiles de moda e “festas bombadas” país afora. Entrou em trilha sonora de novela e levou os DJs Marky e Xerxes ao 17º lugar da parada inglesa de singles (com o hit “Carolina Carol Bela”) e foi responsável por afastar o público das festas. Hoje não existe nenhum hit poderoso como Carolina Carol Bela. Mas não é por isso que o drum’n’bass acabou.
O público de d+b é mais exigente do que o público médio da dance music. E, além de tocar músicas novas, frescas, devem dar espetáculo – um bom DJ de d+b não se contenta apenas em deixar uma faixa rolando; deve desconstruí-la, colocar efeitos, fazer scratches; tudo isso sem deixar cair o ritmo da pista.
Atualmente os DJs buscam a renovação do gênero, flertando com sonoridades experimentais em busca da reinvenção após o sucesso do passado. Voltaram com força as misturas com reggae e rock, além de outras com levada de funk e da soul music.
Por fim, o d+b não apenas não morreu como está em todo lugar; nos remixes roqueiros do High Contrast, no grime e Lady Sovereign, no pop da Lily Allen...

4 comentários:

  1. eu acho q o Drum já morreu junto com o psy do post anterior! ;P

    ResponderExcluir
  2. o drum sumiu e teve gente que não notou.

    ResponderExcluir
  3. O Drumnbass é "Arte e Cultura" estilo unico de quem é amante de VIBE de verdade, porque tem origem e historia. O JUNGLE & OLDSCHOOL trouxeram novas vertentes e muitos Dj"s e Produtores como eu além de muitos amantes da CENA, acredite se quiser este ano é o ano do DRUMNBASS no BRASIL porque ele é referencia no MUNDO.

    Abraço (BR.Rec)

    ResponderExcluir

 
Falada Noite ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates