quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Quarta Black

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cena do filme Fale Comigo que será exibido hoje

Falar como fala um black. Andar como anda um black. Dançar como dança um black. O Festival Agosto Negro, promovido pela Blacksfera Crew e Coletivo Audio Visual Negro Cosme, vai mostrar durante este mês, todas as quartas-feiras, as manifestações artísticas ligadas ao mundo da black music. A programação do evento traz para o palco do Amnésia Pub, neste dia 5 de agosto, o melhor da funk, soul, o hip-hop e do rap, além de passear por outros ritmos como o reggae, o ragga e o dancehall.
O Agosto Negro surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1970, quando integrantes do movimento negro mobilizaram-se para lutar contra o racismo e a repressão. O sucesso da iniciativa, que ocorreu no mês de agosto, originou o Black August, que ocorre em diversos países.
A homenagem paraense surgiu justamente para se criar um espaço para reflexão junto ao público. Composta pelo Mc Guamat-Pa, Dj Morcegão, Dj Gus Quebrada, o produtor musical Pro-efx, e o percussionista Don Perna, o coletivo Blacksfera Crew vem há quase três anos usando em suas festas a estratégia de misturar arte e cultura pop para espalhar sua mensagem. “Queremos oferecer opções. Quase não há um espaço dedicado apenas a música negra na noite de Belém. É uma cultura riquíssima, que influenciou e influencia até hoje nossa sociedade em todos os aspectos: cultural, religioso e, por que não, político. Mas tudo isso sem esquecer nosso lema, que é a música negra de qualidade”, afirma Don Perna
Uma das frentes de ataque do coletivo para atingir o coração e a mente do público em cheio, é a exibição de filmes na abertura das festas. Nesta quarta, haverá a exibição do filme “Fale Comigo” (Talk to Me, EUA, 2007), do diretor Kasl Lemmons, cinebiografia do DJ e ativista negro norte americano Ralph Waldo ‘Petey’ Greene. Segundo Perna, a proposta é justamente construir um grande panorama onde todas as vertentes da arte estejam inseridas, nada estranho para a cultura black que sempre botou para ferver referências mil em seu caldeirão cultural.
Como é o caso, por exemplo, do hip-hop, movimento cultural iniciado no final da década de 1970 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. Desde o início, o hip-hop nunca foi apenas sobre música, mas sempre incluiu outras expressões culturais como o grafite, a dança, o scratching e a poesia.

SERVIÇO:
Blackfera Crew e Coletivo Audio Visual Negro Cosme apresentam Agosto Negro. Hoje, às 21h30, no Amnésia Pub (Quintino Bocaiuva, próximo a 28 de Setembro) - Reduto. Ingresso: R$ 7.

Fonte: Diário do Pará

0 comentários:

Postar um comentário

 
Falada Noite ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates