sábado, 19 de setembro de 2009

Iê Iê Iê! Arnaldo Antunes revisita Jovem Guarda em show

sábado, 19 de setembro de 2009


Iê iê iê uma palavra que não está no dicionário, mas todo mundo sabe o que significa. É o apelido brasileiro dado ao rock que se fazia nos anos 60. Era ingênuo na contestação e romântico por natureza. E mesmo assim, atingiu o nível de revolução cultural dando voz à juventude da época e instigando mudanças de comportamento. Esse tsunami histórico impôs a trilha sonora da infância de Arnaldo Antunes, que arquivou nos porões do seu imaginário a magia do som dos Beatles e da jovem guarda.
A expressão, que já havia sido citada pelos Beatles em She Loves You (yeah yeah yeah) e por Serge Gainsbourg em Chez Les Ye Ye Ye, ficou associada, no Brasil, a Jovem Guarda de Roberto e Erasmo. Mas também a de Odair José, dos Beat Boys, do Del Rey, de Frank Jorge e, sim, a dos Titãs que fazem parte de “Iê Iê Iê”, o novo álbum e show de Arnaldo Antunes, que teve apresentação única na boate Vegas, na noite de ontem (18).
Mesmo sem conhecer as novas músicas foi fácil para o público se deixar embalar pelas canções do show. Uma sonoridade que também remete aos amantes da cultura pop revisitarem suas memórias. As canções contagiam pelo ritmo e apelo direto. O cenário do show, assinado pelo estilista Marcelo Sommer, com um mosaico de camisetas penduradas com várias estampas – como Pelé, Che Guevara, Mickey e Coca-Cola – só ajuda o clima a ficar mais pop.
As canções são facilmente assobiáveis como a bem-humorada “Envelhecer” ou “Luz Acesa”, que possui um sabor “Sonífera Ilha”. Além das novas, ele ainda tocou “Socorro”, “Consumado” e “Essa mulher”. Luiz Melodia e Odair José foram homenageados com versões e “Vou festejar” ganhou uma roupagem iê iê iê.
As lembranças soam contemporâneas graças à sonoridade, que vem com certificado de qualidade, encontrada pelos amigos da banda, o gol de placa da feliz inspiração das parcerias e, é claro, das sacadas geniais que Arnaldo Antunes tem.

Um comentário:

 
Falada Noite ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates