quarta-feira, 23 de setembro de 2009

E-nation festeja cinco anos e é a principal fonte de registro e informação da cena eletrônica de Belém

quarta-feira, 23 de setembro de 2009


Nascido junto com a popularização das raves e festas de música eletrônica da cidade, o site e-nation é uma fonte certa para saber o que acontece na cena eletrônica não só de Belém, mas do mundo todo. O e-nation comemora cinco anos de existência com megafesta na próxima sexta-feira (25), no Amnésia Pub.
A idéia é que a festa tenha o mesmo clima de celebração e confraternização de cinco anos atrás, com uma variedade de estilos e vertentes da e-music. Do techno ao drum, do trance ao minimal. E o bacana é que quem quiser poderá levar seu case para participar de uma super jam.
Desde o início, focado na então popular cultura rave de Belém, o e-nation tornou-se referência para quem curte, produz e é envolvido com a cena eletrônica da cidade. O site é atualizado constantemente com a agenda e fotos das festas, sets de DJs locais e notícias sobre o universo da música eletrônica, sem preconceito com nenhum estilo. “Todo mundo que faz festa entra em contato com a gente para divulgação de seus eventos”, conta o DJ Tinick. “Além de ter um número alto de acessos, o e-nation é a primeira parada para quem vai se programar para sair no fim de semana ou mesmo para ficar por dentro do mundo da e-music e suas festas”.
Tinick é um dos membros que está desde o início no site, que conta atualmente com cinco administradores: Logan, Tinick, Flávio, Eric e Robin. Todos são responsáveis por atualizar e moderar o site.
“O e-nation surgiu na época em que as festas tinham explodido de uma forma surpreendente na cidade. Surgiu a necessidade de tornar isso mais sério, já que as raves estavam definitivamente incorporadas à cultura da nossa juventude”, lembra o DJ. “Daí nasceu o e-nation com o Logan, o Alan – que não mora mais em Belém – e mais umas pessoas que faziam parte da cena, eram ligadas às festas e que possuíam muita informação sobre música eletrônica pra compartilhar com quem estava entrando nesse meio”.
Nesses cinco anos, muita coisa mudou na cena local. O número de festas diminuiu, produtoras fecharam, alguns DJs sumiram e outros apareceram. Mas, talvez, a grande mudança tenha sido a dificuldade imposta pelas autoridades públicas para que se realizassem festas de música eletrônica por aqui. “Foi algo que nos prejudicou e influenciou em muita coisa”, confessa. “Isso foi em setembro de 2005. Perdemos a possibilidade de ter patrocínios fortes como havia antes e que se conseguia de maneira “fácil”. Alguns produtores não conseguiram mais realizar suas festas, muita coisa ficou arriscada, o trabalho dos DJs foi desvalorizado e isso fez com que alguns sumissem. Só que o público da e-music é gigante. Isso acabou fazendo com que outros produtores e DJs aparecessem renovando a cena de Belém”.
É o caso, por exemplo, do surgimento de festas menores e urbanas, como a Bulhufas. “A Bulhufas veio com uma proposta diferente de se fazer festa de música eletrônica. Lotava o Amnésia, mesmo sendo às quintas-feiras, diversificando as opções que tínhamos de festas. Agradou praticamente todo mundo do meio da e-music”.
As festinhas privates também fizeram sucesso nesses cinco anos de e-nation e marcaram a cena local. É só perguntar para algum assíduo freqüentador das PVTs para saber se ele não tem a sua festa preferida, o sítio que mais gosta, das músicas históricas...“A PPP era a única festa privada que existia. Era uma proposta tão boa que o nome foi até copiado por outro seguimento que não tem nada a ver com e-music”, critica. “Hoje, as PVTs são poucas, mas engloba todo o público, interado ou não. O que tínhamos muito, antigamente, eram festas que se rotulavam de PVTs, mas que ficavam só no nome mesmo”.
As PPPs tinham como principal estilo o psytrance – daí o nome Psychodelic Private Party (PPP) – ritmo que era praticamente obrigatório em qualquer festa. “A cena começou aqui com Techno, depois veio o Drum’n’Bass e chegamos ao Psytrance que foi o que conquistou a maioria dos freqüentadores das festas de e-music. Hoje é o que domina. A maioria das festas traz nomes conhecidos do Psy. Uma coisa legal que aconteceu esses últimos anos foi o movimento de apaixonados por outros estilos de música que começaram a fazer festas e tiveram uma ótima aceitação, como foi o caso do projeto Mondo e da Bulhufas, sem esquecer, claro, da Tuntz, que não é uma proposta de festa voltada para o Psytrance, mas que conseguiu recordes de público”.
Atualmente, com uma versão beta no ar, o e-nation mantém uma média de mil acessos diários e cerca de 200 usuários cadastrados. “Ainda há uma certa dificuldade dos usuários se cadastrarem e até mesmo em navegar no site”, confessa Tinick. Mas os administradores já trabalham para resolver esses problemas e para que a nova versão do e-nation entre no ar.
Na versão anterior, o número de cadastrados chegava a três mil. Com os polêmicos tópicos do fórum, o número de acesso triplicava. “Quando tinham as brigas eram recordes de acesso”, relembra Tinick, que tem entre seus tópicos preferidos o que falava sobre o Fórum Social Mundial. “O fórum de discussão está na ativa, mas não tem sido muito usado. Talvez falte uma briguinha lá pra movimentar um pouco”, diverte-se.
“O Logan ainda está fazendo ajustes para que a versão “valendo” do site comece a funcionar. São ajustes que não perceptíveis aos olhos do público, mas que são muito importantes”, diz Tinick, que completa. “Novidades estão vindo devagar. O e-nation está bem mais informativo, já temos link até para previsão do tempo”, ri. “A finalidade é ajudar os usuários a se programarem antes de sair naquele sábado à noite. Ainda vamos por fotos, vídeos e muito mais coisas. É só aguardar!”.

SERVIÇO
Cinco anos de e-nation

QUANDO? Sexta-feira, 25 de setembro
ONDE? No Amnésia
HORA? 22h
QUANTO? R$ 7,00 / Promocional - Mulheres free até 23h
LINE UP
22:00 Coyote - Minimal
23:00 Márcio Passos - Trance
00:00 Lavick - Techno
00:45 Robin - Breaks
01:30 Faca - Drum and Bass (Special Set) As tracks que fizeram sucesso no passado!
02:15 André Sat - Psytrance
03:00 SUPER JAM! Você pode levar seu case e participar com a gente da festa!

5 comentários:

  1. Parabéns pela matéria! Ficou bem bacana!

    ResponderExcluir
  2. O e-nation é mesmo uma grande fonte de informação sobre a cena local. Parbéns pra galera do site.

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bacana mesmo! eu sei quem é o tinik, apesar de não conhece-lo pessoalmente, toca muito! de uns tempos pra cá se tornou uma das pessoas mais influentes e envolvidas com a musica eletronica eu acho. pra onde olho tá lá o nome dele! Foi a pessoa certa para conceder essa entrevista!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que o site tinha tantos administradores, pensei que fosse só o logan e o tinick. Muito show a matéria!!

    ResponderExcluir
  5. eu ainda morava em Belém quando as ppps bombavam. Foi estranho ver o nome da festa ser surrupiada pelo pagode...

    ResponderExcluir

 
Falada Noite ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates